domingo, 19 de agosto de 2007

Pratique corrida! Corra atrás de sua Saúde


Se a caminhada deixou de ser um desafio, chegou a hora de experimentar a corrida. Não, não é só coisa de atleta. Com o nosso plano, você começa de leve, detona as calorias e afasta o risco de se machucar

A corrida está em alta. Nos parques, nas avenidas, nas academias e até nas páginas das revistas, estrelas — como Daniella Cicarelli e Adriane Galisteu — e anônimas não se cansam de alardear os benefícios dessa atividade, campeã na queima de calorias. Em uma hora, vão embora de 600 a 800, contra 250 a 350 calorias gastas na caminhada. E, mais do que nenhum outro exercício, correr faz bem para o coração. Um estudo feito no final do ano passado pela Universidade Harvard (EUA) concluiu que as vantagens da atividade na prevenção aos males cardíacos superam as da caminhada. Segundo a pesquisa, quem corre 20 minutos, três vezes por semana, está duas vezes mais protegido do que quem anda meia hora diariamente. Sem falar na sensação de prazer e bem-estar proporcionada pela liberação das endorfinas.

800 calorias são gastas em uma hora de corrida

Os benefícios físicos e mentais não estão sozinhos na transformação da corrida em objeto de desejo. “Muita gente está sentindo necessidade de mexer o corpo, de preferência ao ar livre”, diz Alfredo Donadio, diretor de comunicação do Corpore, um dos maiores clubes de corredores do Brasil, com 5 mil associados. “Passar o dia inteiro sentado no escritório acaba com a saúde e a felicidade de qualquer um. Precisamos liberar o stress”, diz Alfredo, acrescentando: “Apesar de ser uma modalidade individual, a corrida não é solitária, pois ela reúne pessoas com estilo de vida semelhante e por isso está se tornando tão popular”.

PROJETO CORRIDA

No programa elaborado por Miguel Sarkis, o tempo de corrida aumenta aos poucos. Assim, seu corpo se adapta gradativamente, diminuindo o risco de lesões. A atividade é alternada com caminhada, para você recuperar o fôlego, desacelerar o coração e dar uma trégua para as pernas e os glúteos. Faça o plano duas ou três vezes por semana.

1a SEMANA
Tempo: 28 minutos.

Caminhe em ritmo lento por 5 minutos para aquecer o corpo. Alterne 5 minutos de caminhada acelerada com 1 minuto de corrida por 18 minutos. Caminhe devagar por 5 minutos para desacelerar.

2a SEMANA
Tempo: 31 minutos.
Faça como na 1ª semana, mas alternando 5 minutos de caminhada acelerada com 2 minutos de corrida por 21 minutos.

3a SEMANA
Tempo: 34 minutos.
Faça como na 1ª semana, mas alternando 5 minutos de caminhada acelerada com 3 minutos de corrida por 24 minutos.

4a SEMANA
Tempo: 28 minutos.
Faça como na 1ª semana, mas alternando 5 minutos de caminhada acelerada com 4 minutos de corrida por 18 minutos.

5a SEMANA
Tempo: 30 minutos.
Faça como na 1ª semana, mas alternando 5 minutos de caminhada acelerada com 5 minutos de corrida por 20 minutos.

6a E 7a SEMANA
Tempo: 25 minutos.
Aqueça caminhando em ritmo lento por 5 minutos. Corra por 15 minutos. Caminhe lentamente por 5 minutos para voltar ao repouso.

8a E 9a SEMANA
Tempo: 30 minutos.
Aqueça caminhando em ritmo lento por 5 minutos. Corra por 20 minutos. Caminhe lentamente por 5 minutos para voltar ao repouso.

10a SEMANA
Tempo: 35 minutos.
Aqueça caminhando em ritmo lento por 5 minutos. Corra por 25 minutos. Caminhe lentamente por 5 minutos para voltar ao repouso.

APÓS A 10a SEMANA
Continue fazendo os 5 minutos de caminhada inicial e a caminhada final. Aumente o tempo de corrida gradativamente, mas nunca mais do que 1 ou 2 minutos por semana.

Pronto! Você já pode começar a correr.

1 Comentário:

Anônimo disse...

gostei muitissimo de sua materia sobre exercicio, faço isto ha 30 anos, estou muitissimo feliz com o resultado adquirido, hoje tenho 51 anos de idade,faço corrida quase todos os dias normalmente 05 vz semana,faço competiçoes so pra divertir, e e comum deixar muitos jovens de até 30 ans mais jovens pra traz. continue colaborando com o desporto que so faz bem.

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo