Nikolas Sarkozy quer que G8 se torne G13, e inclua o Brasil
O presidente francês, Nikolas Sarkozy, manifestou nesta segunda-feira, durante a abertura da XV Conferência dos Embaixadores em Paris, seu desejo de que o G8, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo e a Rússia, "se torne G13", e que dele participem Brasil, China, Índia, México, e África do Sul.
"O diálogo mantido com os mais altos dirigentes de China, Índia, México e África do Sul durante as recentes cúpulas do G8 deveria ser institucionalizado", declarou o presidente francês. "Quero que o G8 se converta em G13", acrescentou.
Em seu discurso, o presidente francês expôs suas idéias sobre a atividade diplomática francesa e sua visão do mundo. "Tanto os acordos econômicos, como a necessidade de uma cooperação estreita entre os países industrializados e os grandes países emergentes na luta contra a mudança climática justificam esta evolução", disse.
Sobre as Nações Unidas, Sarkozy disse que sua reforma está indo bem, mas falta vontade política para aplicá-la, especialmente a "necessária" ampliação do Conselho de Segurança, com a inclusão como membros permanentes do Brasil, Alemanha, Índia e Japão, e "uma justa representação da África".
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;
*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.