quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Hoasca Santo Daime Ayahuasca Uniao do Vegetal

Sabedoria e Conhecimento


Quando, em 1851, o botânico inglês Richard Spruce encontrou-se com os índios Tucanos nas margens do rio Vaupés, na Amazônia brasileira, o acontecimento foi celebrado em ritual nativo, com a ingestão de um chá de nome caapi, que diziam provocar visões.
Foi o primeiro encontro do conhecimento acadêmico da etnobotânica com a
sabedoria de um mundo transcendental cuja origem poucos conhecem. O cipó com o qual era preparado o chá veio a ser denominado Banisteriopsis caapi.

Aquele cipó, que a União conhece como Mariri, é usado em decocção com as folhas de um arbusto também nativo da Amazônia, Psychotria viridis - Chacrona para os seguidores da UDV - resultando no chá conhecido no meio acadêmico como Ayahuasca ou Hoasca - que a União denomina Vegetal, utilizado em suas sessões para efeito
de concentração mental.

Foi por reconhecer na Hoasca o benéfico poder de facilitar a transformação da consciência humana, quando orientada por uma doutrina reta, baseada na
bondade e na justiça, na paz e no amor, que o Mestre da União, José Gabriel da Costa, iniciou a sua distribuição no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
Estudos Médicos:

A partir da década de 1960, surgiram questionamentos das autoridades em relação ao uso do Vegetal em rituais religiosos, culminando em 1985 com a inclusão temporária do Banisteriopsis caapi na lista de substâncias proscritas da Dimed.
Diante disso, profissionais d
e saúde filiados à UDV se organizaram para reunir informações científicas existentes a respeito da Hoasca. Foi criado em 1986 o Centro de Estudos Médicos, atualmente Departamento Médico-Científico da UDV - Demec.

Composto por comissões, o Demec tem entre suas atribuições, o Demec incentiva e acompanha a realização de pesquisas científicas. É o órgão de interlocução entre o Centro e o meio acadêmico, e agente facilitador das condições institucionais necessárias para que os cientistas realizem pesquisas.

Orientado por princípios éticos compatíveis com a doutrina da União, o Demec é hoje um importante centro de referência no conhecimento científico do chá Hoasca.

Além de disponibilizar informações sobre o tema, colabora com pesquisas a respeito dos efeitos do chá e promove congressos científicos.

Religião:

O termo "alucinógeno" é a denominação corrente nos estudos de etnobotânica para classificar, por seus efeitos, o chá Hoasca (Vegetal), enquadrando em parâmetros já conhecidos uma manifestação incomum da natureza. No âmbito científico, a palavra significa "substância que produz falsas percepções da realidade" e tem sua origem na classificação farmacológica das substâncias psicoativas (que agem nas emoções e pensamentos).
Para alguns pesquisadores, a classificação do Vegetal como "alucinógeno" é uma imprecisão, pois o mesmo não causa perda do contato com a realidade - como pressupõe o termo - mas sim um grau ampliado de percepção que permite a
compreensão daquela realidade com maior clareza ou transcendência.

Além disso, a evidência de que seu uso responsável tem sido de comprovada importância no processo de desenvolvimento pessoal, em todos os sentidos - físico, mental, moral e intelectual - para um grande número de adeptos, contribui para uma nova percepção do chá Hoasca no meio científico.

Nesse sentido, pesquisadores da área de Etnobotânica têm proposto a classificação do Vegetal como "enteógeno", ou seja, substância que "gera uma experiência de contato com o divino", causando uma sensação generalizada de aproximação com o Sagrado e facilitando o autoconhecimento e o aprimoramento do ser humano.

Saúde:

A afirmação do Mestre da União, de que a Hoasca "é comprovadamente inofensivo à saúde", vem sendo avaliada pela comunidade científica internacional, numa iniciativa da própria UDV. Os primeiros resultados das pesquisas vão ao encontro das palavras do Mestre.


O Projeto Hoasca, realizado em 1993, avaliou um grupo de 15 usuários que há mais de 10 anos utilizavam regularmente o Vegetal em rituais da UDV nos aspectos de saúde geral e mental. Outros 15 indivíduos - que nunca utilizaram o chá Hoasca - foram estudados com os mesmos métodos para efeito de comparação de resultados (grupo controle).

O Projeto Hoasca indicou a existência de segurança no uso ritual que é feito do chá Hoasca na UDV. Seus resultados ensejaram o desenvolvimento de
novas pesquisas, atualmente em andamento.

Leis:

Em 1985, quando a Divisão de Medicamentos do Ministério da Saúde - Dimed incluiu em caráter proibitivo o Banisteriopsis caapi na lista das substâncias entorpecentes, a União do Vegetal, em respeito à lei, suspendeu imediatamente a distribuição do Vegetal (chá Hoasca) em todo o país, por dois meses.

Naquele momento, a Direção do Centro solicitou ao Conselho Federal de Entorpecentes (Confen), responsável legal na área da política de entorpecentes no país, para que examinasse o uso ritual do vegetal feito pelos membros da instituição.

Em 1986, o Confen organizou um comitê interdisciplinar de pesquisa composto por juristas, psiquiatras, psicólogos, sociólogos e antropólogos, que visitaram as seitas usuárias do chá Hoasca - incluindo a UDV - e analisaram o contexto ritualístico de seu uso.

Para quem gostou, se interessou pelo assunto e quer saber um pouco mais dessa filosofia de vida, eu upei (hospedei) um documento bem mais detalhadosobre todo o assunto abrangido. Download do Documento

Pingar o BlogBlogs Add to Technorati Favorites
Adicionar esta notícia no Linkk Digg!

4 Comentários:

Adriano Leal disse...

O link para p donwload está quebrado.
Poderia hospedar novamente ou enviar o documento por e-mail?
Grato.
suportedri@hotmail.com

Anônimo disse...

Quero saber como entrar em contato com essa religião UDV (União do Vegetal) em Salvador Bahia, segue o meu e-mail elziraiosdesol@hotmail.com, para qual quer informação sobre essa religião

Anônimo disse...

mais informações sobre a UDV no site:
www.udv.org.br

Nelma disse...

Meu nome é Nelma Cabral Silva, moro em Salvador-Bahia,sou professora de Filosofia e Pedagoga. Tenho interesse em me filiar á União do Vegetal. Por favor, me orientem.
Ja pesquisei e nao encontrei referência.
Meu email: cabralnsd@hotmail.com

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo