quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Joost Tv na Internet - Revolução

Segundo a Wikipédia, Joost é um serviço de televisão exibida via internet desenvolvido pelos mesmos criadores dos softwares Skype e KaZaA. O sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis criaram o Joost com a intenção de possibilitar a transmissão de conteúdo da TV pela internet de uma forma eficiente e respeitando os direitos autorias.


Joost, revolução na TV? Morte do Youtube?...esta revolução veio para ficar. Pois alêm de gerar uma grande economia para as empresas, por ter um só meio de distribuição (internet), agregará vários outros serviços para os usuários finais. Patrocinadores ja acertam valores para promoverem suas marcas na rede, que exibiram comerciais, entre uma atração e outra.

Estou impressionado com o Joost, realmente a qualidade das imagens é perfeita. Só tem um porém para nós tupiniquins, por a banda larga ainda não cobrir todo o território, muita gente ficará de fora desta revolução, por causa da velocidade de conexão baixa, espero que em um futuro bem próximo, inúmeras cidades também disponham de banda larga, pois seria muito bom todos poder desfrutar desta inovação. Por ser uma coisa nova, tem gente que não entendeu o que ele é. 1º Por estar em Beta ainda, não existem canais brasileiros lá, nem em português e sequer com legendas. 2º É preciso uma super conexão para assistir com tranquilidade os canais, mínimo de 1 Mbps. 3º Por ser na internet o telespectador não é um mero passivo como na tv convencional, lá ele tem espaço para bater papo em um chat do canal, conversar em um messenger incluído no programa com outros telespectadores, entre outras funções que aumentão e muito a interatividade. 4º Já tem a opção de baixar o programa sem convite, eu mesmo fui pelo Baixaki busquei pelo programa e segui as recomendações contidas no site.

O Joost, adota uma forma diferente, mais eficiente em termos de gastos de banda, dividindo entre seus usuários esta carga. Como? Vem aí a “mágica” do P2P. Ao mesmo tempo que um telespectador do Joost recebe e consome megabytes de vídeo, está enviando outros tantos megabytes para os demais usuários. É mais ou menos o mesmo princípio de funcionamento do torrent. Para se ter uma idéia, uma hora de Joost consome entre 220 e 425 MB de banda, contando download e upload, dependendo da qualidade do vídeo. É uma quantidade enorme de dados, compensadas com a qualidade relativamente boa da transmissão.


Certamente o futuro da TV não está no VHF ou UHF. Nem na TV à cabo. Tudo será transportado pela internet. Problemas antes insolúveis como os gastos com banda acharam uma solução. A multidão pede programas via internet, vide o sucesso do YouTube e de downloads do Lost nas redes de bittorrent. Talvez o Joost represente a revolução que a Tv necessita, uma quebra de paradigmas, sei lá. Vamos aguardar para assistir.

Quer obter um convite? Clique aqui!

Pingar o BlogBlogs Add to Technorati Favorites
Adicionar esta notícia no Linkk Digg!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo