sábado, 8 de setembro de 2007

Brasileiro desbloquiea iPhone

O iPhone da Apple, misto de telefone celular de luxo e tocador de mídia, foi lançado para, a princípio, ser usado apenas com a operadora AT&T nos Estados Unidos, estando bloqueado para as demais. Entretanto, nove usuários mostraram que é possível contornar o bloqueio e conseguem fazer ligações em seus países - um deles no Brasil.

Recentemente, o site japonês de notícias Akihabara News publicou duas fotografias mostrando o iPhone funcionando em outra operadora, a HK CSL, e não a AT&T. O nome da operadora aparece no canto superior esquerdo da tela. Na outra foto, um anúncio de uma loja de Hong Kong vendendo iPhones supostamente destravados. O site brasileiro Update or Die não perdeu tempo e, um dia depois, publicou uma foto com um outro iPhone funcionando com a operadora brasileira TIM. A notícia espalhou-se e foi veiculada por diversos sites e blogs especializados, como o iPod Observer e o iPhone World.

A modificação, embora não seja simples, não estraga o iPhone. Todo o processo gira em torno do cartão SIM, o popular "chip" que guarda informações do usuário e da empresa, e que é instalado dentro do aparelho celular. O "chip" foi criado para facilitar o transporte de informações de um aparelho para outro quando o usuário troca de celular. Para fazer o iPhone funcionar em todas as operadoras, um dos processos seria destravar o aparelho para que aceite cartões SIM de qualquer procedência. Para isso, seria necessário abrir o iPhone, o que invalida a garantia e pode inutilizar o aparelho.

Vários sites já publicaram "receitas" para contornar o bloqueio da AT&T. Em vez de destravar o aparelho, a modificação proposta usa um cartão especial chamado TurboSIM. O TurboSIM é fabricado pela Bladox (www.bladox.com).

No Brasil, o iPhone foi destravado por Neto, do site Updaters. Ele participou de diversos grupos de discussão e fóruns sobre o iPhone. "O processo para desbloquear o iPhone demora entre 45 minutos e uma hora, já que é preciso fazer muita coisa", explica Muniz. "É preciso paciência e mão seca, já que é necessário cortar os dois cartões SIM". Segundo ele, nos EUA não é ilegal usar um TurboSIM, já que existe uma jurisprudência que permite ao usuário o direito de desbloquear o telefone por quaisquer meios.

No Brasil, não se sabe se esse processo é legal ou não. "Como é para uso pessoal, não sei se haverá algum problema. O que não se pode é sair vendendo iPhones desbloqueados", completa. Além de desbloquear o telefone, Muniz criou um pequeno programa para ser instalado, que mostra o número discado no formato brasileiro (sem os parênteses), além de desabilitar o corretor de digitação em inglês, que atrapalha usuários de língua não inglesa.

1 Comentário:

Anônimo disse...

e viva os brasileiros!!!

quem disse que só os grimgos podem fazer? hahaha vlw otimo post!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo