segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Google pede para comprar DoubleClick

Google pede autorização para comprar rival

Gigante fez pedido a autoridades da União Européia para comprar o DoubleClick.
Yahoo e Microsoft pedirão que autoridades fiquem atentas às negociações.

O Google solicitou permissão às autoridades regulatórias da competição na União Européia para adquirir a rival DoubleClick por US$ 3,1 bilhões. A proposta gerou controvérsia imediata.

A Comissão Européia anunciou que havia estabelecido um prazo até 26 de outubro para revisar a transação. Quando a data chegar, ela pode aprová-la, prorrogar seu prazo de avaliação por duas semanas ou iniciar uma investigação em profundidade com quatro meses de duração.

"Estamos solicitando que a Comissão Européia estude a aquisição proposta. Acreditamos que essa transação seja positiva tanto para os usuários quanto para os anunciantes, e que promova a concorrência", disse Julia Holtz, advogada do Google para questões de computação.

Mas o rival Yahoo imediatamente divulgou comunicado sobre o acordo, apelando por uma revisão em profundidade. "A transação suscita questões importantes sobre o futuro da publicidade na internet. Essas questões merecem debate e revisão aprofundados, por uma ampla gama de operadores de sites, anunciantes, provedores de acesso e governos, na Europa e em outras regiões", disse Toby Copel, diretor executivo do Yahoo Europe.

Outros concorrentes, como a Microsoft e o Yahoo solicitaram que as autoridades antitruste dos Estados Unidos observem com atenção a aquisição proposta, alegando que o Google teria controle demasiado sobre o mercado de publicidade on-line caso ela aconteça. A Comissão já enviou questionários a concorrentes e clientes perguntando sua opinião sobre a transação.

A DoubleClick opera no setor de publicidade on-line, como o Google, um serviço de buscas na web. A DoubleClick conecta agências, anunciantes e operadores de sites, e tem mais de 1,5 mil empresas como clientes.

O Google já apresentou documentos sobre a aquisição à Federal Trade Commission dos Estados Unidos e às autoridades de regulamentação da competição na Austrália. Reuters

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo