Lavagem de dinheiro no Corinthians
Iraniano Kia Joorabchian chega a falar em fim da "situação de lavagem de dinheiro". Em áudio, Dualib fala sobre possibilidade de associação com outro investidor estrangeiro
Gravações telefônicas feitas durante uma operação da Polícia Federal para investigar lavagem de dinheiro em clubes de futebol começam a ser divulgadas. Em um dos áudios, o iraniano Kia Joorabchian, representante do fundo de investimentos MSI, chega a falar com o intermediário da parceria com o Corinthians, Renato Duprat, sobre o fim da “situação de lavagem de dinheiro”.
A relação entre a MSI e o Corinthians está na mira da polícia, da Justiça, do Ministério Público e do Congresso Nacional. A parceria será discutida nesta quinta-feira (13) na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. O presidente afastado do clube, Alberto Dualib, foi convocado para depor. As gravações mostram que em junho deste ano o iraniano já havia falado sobre um possível rompimento oficial da parceria com o time paulista. Do outro lado da linha, estava Renato Duprat:
Kia: Primeiro: termina essa situação de lavagem de dinheiro agora.
Duprat: Ok.
Kia: Segundo: tira Carlos Alberto, Mattos, Ratinho, William, Lulinha, mais um... Duprat: Dentinho
Kia: Dentinho, Kadu, Zelão, Éverton. Acabou.
Kia: Faz uma parceria muito rápido com Ituano, hein?
Duprat: Perfeito.
Kia: Coloca tudo isso lá e acabou "o" co-administração, né?
A operação que conseguiu as gravações recebeu o nome de Perestroika, em referência à antiga União Soviética. Foi de lá, ou dos cofres do bilionário russo Boris Berezowski, que saiu o dinheiro que financiou o time do Corinthians. As investigações mostram que os valores chegavam por meio da MSI. No ano passado, a relação entre a MSI e o Corinthians estremeceu. Kia foi embora e levou os craques do time. Nas gravações, Dualib conversa com Duprat sobre a possibilidade de o Corinthians se associar a outro investidor estrangeiro, o israelense Pinny Zahavy:
Dualib: Ele tendo um jogador que ele quer projetar...
Duprat: Tá.
Dualib: A gente, o Corinthians, põe a disposição também porque é muito importante ter um clube no Brasil também.
Duprat: Claro.
Dualib: E pode comprar jogador -- desde que esteja de acordo com o técnico -- e colocar aqui pra trabalhar e a gente, quando você vender, dar uma porcentagem pra gente.
Duprat: Claro. Exatamente isso.
A atual diretoria do Ituano afirmou que assumiu o clube depois de junho, data das gravações exibidas na reportagem, mas que não há registros de visitas de representantes da MSI ao clube. O advogado de Renato Duprat disse que o cliente apenas apresentou Kia ao Corinthians e não sabia como o dinheiro chegava ao clube. O presidente do Conselho de Orientação do Corinthians, Antônio Roque Citadini, disse que a parceria com a MSI foi a “pior mancha que o clube teve na história”. Ele também falou que não conhece período mais difícil na história do Corinthians. Em entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira (12), Alberto Dualib classificou a divulgação das escutas como "muito desagradável". "Neste negócio de grampo, 95% do que se fala não acontece e não serve de prova. Falar no telefone todo mundo fala e diz coisa que não se deve falar."
Os promotores calculam que as transações irregulares tenham provocado prejuízo de mais de R$ 500 mil. Os principais suspeitos de desvio de dinheiro são o presidente Alberto Dualib, o vice Nesi Curi - que pediram afastamento do clube -, e Kia Joorabchian, que deixou o país e atualmente reside na Inglaterra.
O MP investiga há nove meses a relação entre o Corinthians e uma empresa suspeita de vender notas fiscais frias ao clube.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;
*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.