sábado, 17 de novembro de 2007

Investindo na Bolsa de Valores Bovespa

O que são ações?

Quando uma empresa precisa de dinheiro para expandir seus negócios, desenvolver uma nova linha de produtos, ou por qualquer outra razão, ela utiliza recursos próprios, como o dinheiro que tem em caixa ou aplicado, ou busca recursos de terceiros, pegando um empréstimo bancário, ou abre seu capital.
As empresas com capital aberto são sociedades anônimas cujo valor é calculado
pela soma de todas as suas ações. Ou seja, ao investir em ações, você se torna um sócio da empresa escolhida e o resultado do seu investimento dependerá do resultado que esta corporação apresentar.

Ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

Fonte: www.bovespa.com.br


Onde as ações são negociadas?

Ações são títulos negociáveis exclusivamente em Bolsas de Valores. E exclusivamente por Corretoras de Valores, que são as únicas entidades habilitadas para isso. Portanto, todo cliente, pessoa física ou pessoa jurídica, só pode comprar ou vender ações através de uma Corretora, que o representará na Bolsa de Valores.

Bolsa de Valores é o local onde se compram e se vendem as ações das companhias. Organizadas como associações civis, sem fins lucrativos e com funções de interesse público, as bolsas atuam como auxiliares da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na fiscalização do mercado, em especial de seus membros - as Sociedades Corretoras, e têm ampla autonomia na sua esfera de responsabilidade.

Fonte: www.bovespa.com.br


Como se investe em ações?

Primeiro, você se cadastra como cliente em uma Corretora de Valores. Em seguida, transfere o valor financeiro que deseja investir, para que possa começar a operar. A partir daí, você utiliza os serviços que ela coloca à sua disposição para auxiliar na compra e venda de ações por exemplo, é possível comprar ações diretamente pela Internet ou por telefone – você escolhe a melhor forma de operar.

Através de Corretoras de Valores, que são instituições financeiras membros das bolsas de valores, credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas próprias bolsas, e estão habilitadas, entre outras atividades nos mercados financeiro e d
e capitais, a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema de negociação das Bolsas.
Fonte: www.bovespa.com.br


Como as ações se valorizam?

O valor de uma empresa depende de vários fatores: o resultado econômico-financeiro que apresenta através dos balanços, o potencial de crescimento do mercado onde atua, a sua liquidez, a sua solidez, entre outros aspectos.


Cuidado! Fuja dos amigos e colegas que “estão por dentro” e sabem exatamente quais ações vão subir ou vão descer. Investir em ações é assunto para
profissionais. Por isso, acompanhe sempre as análises da sua Corretora de Valores.

Que ações eu devo comprar agora?

A decisão de comprar esta ou aquela ação será sempre sua. Você pode tomá-la sozinho ou com a ajuda de sua Corretora – o que é sempre aconselhável!
As Corretoras colocam à disposição de seus clientes um extenso portfólio de Relatórios, Análises e Carteiras Recomendadas, que o cliente pode receber da forma que
achar melhor: por email, acessando na internet, ou por telefone, conversando com profissionais, capacitados para atendê-lo da melhor maneira.

Por quanto tempo eu devo manter minhas ações?

Também é uma decisão sua. O fato é que, a longo prazo, as ações em geral apresentam um ganho muito superior a quaisquer outras formas de aplicação. Confira neste comparativo entre o Índice Bovespa, a Renda Fixa e a Poupança.



Acima, um gráfico de rentabilidade do Índice Bovespa ao longo dos últimos anos comparado com Poupança e Renda Fixa: repare que no longo prazo, a Bolsa é o investimento que apresentou a melhor rentabildade.

2 Comentários:

An@Lu disse...

muito bom esse post. Simples, acessível e útil!

Anônimo disse...

gostei muito da explicação, de fácil entendimento para quem nada conhece desta area de câmbio, investimento, economia, etc etc etc.

agora é só começar investir hehehe

abração

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo