segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Apple abre desenvolvimento do iPhone


Depois frustrar alguns usuários e produtores de softwares, a Apple mudou sua política de encorajar a criação de programas para usar no iPhone. A Apple disse, em fevereiro, que disponibilizaria um kit de desenvolvimento, o que iria facilitar que produtores independentes de software criassem jogos de celular, sistemas de navegação, programas de captação de imagens e outras ferramentas. Há várias semanas, a Apple lançou uma atualização para o iPhone que apagou programas criados por produtores independentes e fez com que alguns celulares travassem. A empresa não está mudando a política que proíbe que os usuários desbloqueiem o iPhone para que ele possa ser usado por outras operadoras, disse a Apple.

Steve Jobs, chefe-executivo da empresa, disse que queria manter algum controle sob os sistemas do iPhone, consistente com as práticas comuns da Apple, de preservar a experiência do usuário. Mas os críticos disseram que a Apple fez isso com um erro. A Apple percebeu que é “hora de parar com essa estúpida corrida de bloquear o iPhone porque é uma batalha perdida”, disse Cyrill Houri, chefe-executivo da Mexens Technology, produtora do Navizon, um sistema de navegação para celulares que, segundo ele, 120 mil usuários do iPhone fizeram download desde 19 de setembro.

A introdução do kit de desenvolvimento é um “progresso positivo”, disse Houri. Em uma carta publicada no site da Apple, Jobs escreveu que a empresa queria balancear os benefícios de encorajar o desenvolvimento de novos softwares e proteger o telefone de vírus e ataques prejudiciais. “Alguns argumentam que vírus não é um problema de celular — isso simplesmente não é verdade”, escreveu.

Ele acrescentou que dado a natureza avançada do iPhone, “ele será um alvo muito visado”. “Acreditamos que alguns meses de paciência agora serão recompensados por muitos anos de ótimos programa de terceiros em iPhones seguros e confiáveis”, ele escreveu. Michael McGuire, um analista que acompanha a Apple para a Gartner, uma empresa de pesquisa de marketing, disse que o kit de desenvolvimento não foi uma grande surpresa e que provavelmente a Apple já tinha tudo planejado.

McGuire disse que o adiamento provavelmente foi sábio, porque seria difícil para a Apple e a AT&T, seu parceiro exclusivo de telecomunicações, introduzirem o celular e controla sua qualidade enquanto gerenciava relações com produtores independentes de softwares. Ele também disse que como programas foram desenvolvidos sem a cooperação da Apple e AT&T, as duas empresas perceberam que evitar a criação de softwares independentes “era impossível de evitar”.


8 Comentários:

Anônimo disse...

O Iphone é uma ameaça a sociedade.

hauehuehauheauaheue

Anônimo disse...

num compro um celular desse nem a pau...o meu nokia 1100 eh mil vezes melhor, ainda tem o jogo da cobra...(putz q gay)
Saco Cheio Blog!!!

Mathias Meneghin disse...

Legal o blog continue sempre assim!
falows

Edson C. Damasceno disse...

achei seu blog no orkut. tá muito bom e com assuntos relevantes. parabéns ao seu criador. faz uma visita pra mim tambem. abraços...

http://cidadevigiada.blogspot.com
http://cidadevigiada.blogspot.com
http://cidadevigiada.blogspot.com

Mathias Meneghin disse...

www.neuroniosperdidos.blogspot.com
acessa la

Gabriel Leite disse...

Nossaaa: que triste ver o meu sonho de consumo todo espedaçado na foto. Rs
Mas eu tô louco por um ìPhone e essa notpícia é ótima para nós, brasileiros.
Abraço

Anônimo disse...

ai tanta tecnologia e eu nao aprendi ainda a usar o meu...rs

Elton.Breakout disse...

muito legal o blog...interessante.....vou ae add aos favoritosss!!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo