segunda-feira, 5 de novembro de 2007

i-House

i-house
i-House, é a técnolgia que permite que você, ligue desligue, e emita comandos do celular, até aparelhos em sua casa. Imagine a cena: você está voltando para casa depois do trabalho, cansado, e sonhando com um banho de banheira daqueles. Então, pega o celular, clica numa tela chamada “hidro inteligente” e liga, via internet sem fio, a água quente da banheira (na temperatura que você determina), jogando as essências de banho. Ah, e que tal fazer uma sauna seca antes? No mesmo celular, você acessa o programa de sauna, ordena que ela ligue sozinha, joga com o toque de uma tecla uma essência de eucalipto e marca, mais uma vez, a temperatura desejada.

Futuro? Pense de novo. Esta é a tecnologia que a i-House, de Leonardo Senna, desenvolveu para alguns apartamentos classe AA que vêm sendo construídos no País. No Rio de Janeiro, por exemplo, a tecnologia é usada no Riserva Uno, que está em construção na Barra. A reportagem esteve no showroom e viu como funcionam os interruptores inteligentes, que controlam tudo na casa, e o leitor biométrico configurável na porta de entrada. A novidade é que tudo isso pode ser controlado via celular, de onde o usuário estiver.

“Fizemos versões para Windows Mobile, GSM e derivados, e CDMA e derivados”, explica Leonardo Senna, em São Paulo. “No CDMA usamos a linguagem C, e no GSM trabalhamos com o Java”, diz.

Os usuários do sistema da iHouse — que vem com o apartamento (Senna trabalha direto com as incorporadoras), não sendo cobrado por fora — podem baixar os programas pelo celular, via portais WAP das operadoras, ou usando uma conexão USB com o computador e fazendo o download para o smartphone.

Segundo o empresário, com o i-House, não faz diferença a distância a que a pessoa se encontra de casa, porque se usa a plataforma da internet para a conexão. Tanto que Senna já pensa em adaptar o sistema para casas de veraneio. Por exemplo, num fim de semana frio, subindo para sua casa na serra, o usuário poderá ir ligando o aquecedor da estrada, se quiser. E o sistema da i-House conta com câmeras opcionais para verificar se está tudo correndo bem em casa. Une lazer à segurança.

O celular executa as mesmas funções que os interruptores — pode acender e apagar as luzes, ligar o chuveiro (do mesmo modo que a banheira), acionar o ar-condicionado, abrir e fechar as cortinas e cadastrar senhas de pessoas autorizadas a entrar (o leitor numérico/biométrico suporta até 64 nomes).

Mas e se der algum “pau” no i-House? “O sistema está ligado a assistência técnica”.. Assim, se houver algo errado, ele detecta automaticamente e envia alertas a assistência.

O i-House é um sonho, mas não sai barato. Os apartamentos do Riserva Uno, com ele, vão custar de R$ 1,7 milhão a R$ 4 milhões. É como toda técnologia nova.O sistema precisa ganhar escala para baratear. Mas, enquanto isso, sonhar não custa nada. Correio Digital


4 Comentários:

Anônimo disse...

a tecnologia melhora tudo a cada dia. menos os preços... ;-(

Anônimo disse...

confesso que n entendi muito
mas concordo com o comentario dai de cima =]
andei vendo outros posts também o blog é bom.

Anônimo disse...

Muito bom seu blog.

Encontrei a maquina digital que estava procurando.

Abraço !!!

Anônimo disse...

essa coisa de i-House parece mesmo ser legal.

valeuu

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo