terça-feira, 27 de novembro de 2007

Novela vai ser nos celulares

Em Diário de Sofia, espectadores ajudam a mudar o rumo da história, via internet e SMS

Sofia é uma adolescente de 16 anos, filha de pais separados, mora com a mãe, uma advogada de sucesso, e a irmã caçula. Tem sua turma de amigos, um quase ex-namorado e muitos dilemas. Este é o ponto de partida da novelinha Diário de Sofia, que já é sucesso em Portugal e que no Brasil vai chegar primeiro aos celulares das quatro principais operadoras de telefonia do País — Vivo, TIM, Claro e OI (que saiu na frente).

Em Portugal, a novela é um sucesso há quatro anos e é exibida todos os dias, em micro-episódios, no canal RTP2, de segunda a sexta-feira. A reboque, livros, CD, DVD, revistas, tatuagens descartáveis, capas para iPod e celular e roupas íntimas para adolescentes já foram comercializados levando a marca.

Só os livros do Diário contabilizaram vendas superiores a 100 mil exemplares num intervalo de um ano e meio. Enquanto isso, o site do Diário de Sofia em Portugal (www.diariodesofia.sapo.pt) recebe mais de 3 mil e-mails por mês. Só de telespectadores da novela na TV são 20 milhões.

Agora a novelinha está sendo exportada para países como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda. E, claro, o Brasil onde também já chegou uma versão móvel das Chiquititas. Os 21 episódios, com dois minutos cada, já vêm sendo disponibilizados às segundas, quartas e sextas-feiras, e podem ser baixados através dos portais WAP das operadoras, onde também são oferecidos episódios anteriores.

Versão lusitana


Por que levar a novela para o celular e não para a TV, seguindo os rastros da versão lusitana? A resposta tem a ver com o formato usado pela BeActive em Portugal: lá, os telespectadores ajudam a definir os rumos da novela, assim como conversam, via web e SMS, com a protagonista. A idéia é fazer o mesmo aqui.

“O conceito de interatividade está muito arraigado no jovem brasileiro”, diz Luis Ochôa, diretor executivo da Aitec, que faz parte do mesmo grupo da companhia criadora da novela, a BeActive.

Luis lembra que Diário de Sofia é multiplataforma e também está na internet, no portal Diário de Sofia (www.diariode sofia.com.br) e em alguns portais de voz. Além disso, ao final de cada episódio do Diário será apresentado um dilema da protagonista. Caberá aos fãs votarem, via SMS, em qual decisão Sofia deverá optar.

Em breve, a idéia é levar a novelinha para a TV, num processo invertido. “Gravamos os episódios com o mesmo material usado nas filmagens de novela e cinema, com enquadramento diferenciado, pensado na tela pequena, com planos mais fechados. Além disso, temos de ter mais preocupação com o som, que não pode ter ruídos”, diz Luis. Os episódios têm dois minutos e já podem ser baixados pelo Portal Oi Wap. São ao todo 21, os dois primeiros gratuitos e os demais ao custo de R$ 0,99 por download. O Globo


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo