quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

iPhone e Wii melhores do ano

Longas filas de espera e preços salgados não impediram que o iPhone, da Apple, e o Wii, da Nintendo, fossem eleitos pelo júri da Folha como os melhores produtos de 2007, conquistando consumidores aficionados por tecnologia e dispostos a investir em gadgets de entretenimento. Os equipamentos receberam 14 votos e 7 votos, respectivamente.

Lançado no meio deste ano nos EUA (e sem previsão de chegar oficialmente ao Brasil), o iPhone se tornou alvo de hackers, que desbloquearam o aparelho, permitindo que ele funcionasse com outras operadoras que não a AT&T. Preço alto, conexão 2.5G e contrato vinculado foram criticados. Mas o design arrojado da Apple, a tela sensível ao toque e a multifuncionalidade do aparelho --que tem câmera fotográfica e MP3 player, navega na internet e, claro, faz ligações-- conquistaram os usuários.

"O iPhone inaugurou uma nova era em usabilidade de smartphones", diz Manoel Lemos, do BlogBlogs. "Bola fora por ainda estar bloqueado na maioria dos países", completa. Já o Wii, console da Nintendo que figura na lista de produtos mais desejados neste fim de ano, manteve a liderança no mercado de games. A concorrência acirrada da Microsoft, com o Xbox 360, e da Sony, com o Playstation 3, não o fizeram perder espaço --na Inglaterra, foi vendido mais de 1 milhão de Wiis em nove meses.

"O Wii domina o mercado de games. Ainda está em falta nas lojas", analisa Robyn Peterson, da Ziff Davis Media. "No entanto, isso pode mudar em 2008, quando o PS3 vai lançar seus principais jogos." Em terceiro lugar, com cinco votos, aparece o Twitter, ferramenta de microblogging que parte de uma idéia simples: incentivar os usuários a expressarem o que estão fazendo em até 140 caracteres.

Mistura de blog e rede social, o Twitter foi lançado no ano passado, mas ganhou força em 2007. "O Twitter virou a nova febre entre os blogueiros mais antenados. É ferramenta de networking, veículo de egotrips expressas, meio de informações, agregador de links, mesinha de bar virtual e o que mais lhe der na telha", diz o blogueiro Alexandre Inagaki.

O Ubuntu conquistou o quarto lugar na votação, com quatro votos. Gratuito e fácil de usar, o sistema operacional tem versões atualizadas a cada seis meses. A 7.04 foi eleita pela "PC World" como um dos 100 melhores produtos do ano.

"Se o dia do Linux em desktops ainda não chegou, o Ubuntu mostra que ele está se aproximando. Não deve demorar para nós começarmos a migração em massa para o sistema operacional gratuito", afirma Christian Engström, vice-presidente do Partido Pirata. FOLHA ON-LINE


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo