Apagar dados do HD proteger dados
Como a segurança da informação anda cada vez mais sofisticada, não convém deixar arquivos e pastas dando sopa num disco rígido. E simplesmente deletar um documento não significa que ele desapareceu das trilhas do HD (mesmo que este seja formatado). É possível recuperá-lo - e, se tal documento contém, digamos números delicados de uma empresa, começa a crônica do prejuízo anunciado.
Por isso, já há todo um setor especializado em apagar completamente os dados de HD's. Empresas como Everdream e ESS Data trabalham com isso. Mesmo as modernas empresas de recuperação de dados também costumam fazer esse tipo de serviço. E ele pode ser certificado. A CSI Leasing, por exemplo, faz uma limpeza auditada nos desktops e notebooks que aluga quando eles são descartados pelas empresas para, por exemplo, fins de doação ou revenda.
Hoje, os programas mais avançados de recuperação de informações conseguem alcançar até a quarta camada do disco. De modo que, com essas sete rasuras feitas no HD, não dá para chegar aos dados anteriores.
O mercado de computadores de mesa e notebooks usados somente nos Estados Unidos é gigantesco, o que torna a prevenção cada vez mais necessária.
São 150 milhões de máquinas nesse mercado. De cada dez equipamentos usados, sete acabam sendo revendidos. Imagine a quantidade de informação repassada ao longo desse processo.
Não "sanitizados" corretamente, os discos rígidos podem permitir a recuperação de e-mails, apresentações e listas inteiras de arquivos, alerta ele. O processo de limpeza segura pode ser repetido três ou quatro vezes.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;
*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.