terça-feira, 8 de abril de 2008

Apagar dados do HD proteger dados

Como a segurança da informação anda cada vez mais sofisticada, não convém deixar arquivos e pastas dando sopa num disco rígido. E simplesmente deletar um documento não significa que ele desapareceu das trilhas do HD (mesmo que este seja formatado). É possível recuperá-lo - e, se tal documento contém, digamos números delicados de uma empresa, começa a crônica do prejuízo anunciado.

Por isso, já há todo um setor especializado em apagar completamente os dados de HD's. Empresas como Everdream e ESS Data trabalham com isso. Mesmo as modernas empresas de recuperação de dados também costumam fazer esse tipo de serviço. E ele pode ser certificado. A CSI Leasing, por exemplo, faz uma limpeza auditada nos desktops e notebooks que aluga quando eles são descartados pelas empresas para, por exemplo, fins de doação ou revenda.

Hoje está todo mundo preocupado com a possibilidade de vazamento de dados confidenciais. As empresas não querem que nenhuma informação esquecida no disco rígido seja indevidamente repassada a terceiros.

O total sumiço dos dados fica por conta de um software especial que faz uma exclusão sete vezes seguidas nas camadas do disco rígido.

Hoje, os programas mais avançados de recuperação de informações conseguem alcançar até a quarta camada do disco. De modo que, com essas sete rasuras feitas no HD, não dá para chegar aos dados anteriores.

O mercado de computadores de mesa e notebooks usados somente nos Estados Unidos é gigantesco, o que torna a prevenção cada vez mais necessária.

São 150 milhões de máquinas nesse mercado. De cada dez equipamentos usados, sete acabam sendo revendidos. Imagine a quantidade de informação repassada ao longo desse processo.

Não "sanitizados" corretamente, os discos rígidos podem permitir a recuperação de e-mails, apresentações e listas inteiras de arquivos, alerta ele. O processo de limpeza segura pode ser repetido três ou quatro vezes.

Programas podem zerar ou proteger dados importantes

O usuário final também tem programas para apagar o disco rígido, como o Active KillDisk e o ZeroFill. Agora, se a idéia é proteger os dados de bisbilhoteiros, uma dica é o PGP, que tem a função PGP Disk. Ela pode criptografar um disco inteiro, ou boa parte dele, bastando que o usuário selecione a unidade de disco, estime um tamanho, dê um nome à área a ser encriptada e não se esqueça mandar o sistema operacional ser carregado nessa área também, que poderá ser acessada via senha ou chave. Outra função boa do PGP é o Shred - com o programa instalado no PC, é possível acessá-la com o botão direito do mouse sobre qualquer arquivo, seguindo o caminho Propriedades/PGP Zip/Shred.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo