segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Radio Mix FM Mixme

Os viciados em músicas, que gostam não só de ouvir, mas também de conversar sobre o tema e, principalmente, está sempre antenado aos lançamentos, têm agora uma novidade no ar: a rádio Mix FM lançou a primeira comunidade nacional online de música, a Mixme. Em apenas três semanas já são 34,5 mil usuários. E uma vantagem: o acesso é gratuito.

Segundo o diretor-executivo da comunidade, Ivo Lamartine Tozzi Marçal, por enquanto são 4 mil músicas disponíveis, mas até junho do ano que vem serão 600 mil músicas colocadas na comunidade, para deleite dos fanáticos. As disponíveis atualmente são os lançamentos mundiais que estão tocando nas principais rádios do Brasil, o que atrai um público mais jovem.

Na comunidade, o usuário tem à sua disposição uma discoteca invejável, criada pelos funcionários da rádio, sem precisar esgotar espaço físico do seu computador. Para participar da comunidade é necessário receber o convite oficial da mixme ou de algum usuário já cadastrado.

“O site mixme tem o que rola de cada artista. Quem nos fornece as músicas são as produtoras, por isso não é permitido o download”, disse Marçal. Outras atrações da comunidade são os lançamentos musicais (nacionais e internacionais), agenda de shows, downloads de músicas de domínio público, fotos, videoclipes, biografias e discografias de artistas, letras de música, sorteios e promoções.

Na página, o usuário pode criar playlists;. Quantas quiser e com quantas músicas desejar. Também é possível convidar amigos para participar da comunidade e enviar músicas, desde que seja entre os membros. Não dá para mandar música por e-mail.

Diferentemente de outros sites de relacionamento, o mixme, só vai permitir que comunidades paralelas sejam criadas, se o tema for “artista”. “É para não fugir do foco”, diz Marçal. Também dá para ouvir músicas das páginas exclusivas dos próprios artistas ou que compartilhem coletâneas musicais (enviar/receber) com os amigos adicionados.

A criação e organização de cada playlist é fácil. Primeiro dá-se um nome para a seleção, depois é só adicionar as músicas preferidas — uma a uma —, que devem ser pesquisadas por gênero, artista ou nomes das faixas. A cada nova entrada basta clicar em “atualizar” (seta ao lado direito do nome do playlist selecionado). As páginas dos artistas também podem ser inseridas à essas comunidades particulares.

Para criar a própria identidade, o usuário personaliza sua página com foto, skins diferenciados e cores variadas. No envio/recebimento de mensagens está garantida a privacidade do integrante, pois nessa parte é possível que as informações trocadas sejam protegidas e acessadas somente por quem ele escolher.

A mixme é a primeira comunidade musical genuinamente brasileira e surgiu dentro dos estúdios da rádio Mix FM. Marçal conta que a idéia apareceu entre os próprios funcionários da rádio, que já compartilhavam as músicas entre si e os amigos. Até então, a mixme tinha 1,5 mil usuários. O diretor-executivo diz que em breve a comunidade terá acervo. “Já estamos contactando museus de arte e som para digitalizar e preservar a cultura das músicas mais antigas. Queremos buscar as bolachonas perdidas”. CORREIO DIGITAL

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Algumas "etiquetas" (odeio regras) para aqueles que comentam no Clicko:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Não é permitido propaganda de outros blogs ou sites;
* O espaço dos comentários não serve como contato!;
* Sem CAIXA ALTA e miguxês;
* Sem SPAM!;
* Ofensas pessoais, e xingamentos são proibidos;

*OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Clicko - Todos os direitos reservados.

Topo